Por Beatriz Cunha
O Tribunal Penal Internacional (TPI) recebeu no domingo (26) uma representa??o criminal apresentada por profissionais da saúde denunciando a atua??o do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, frente à pandemia da Covid-19.
A representa??o criminal foi endere?ada à procuradora-chefe da Corte, Fatou Bensouda, tendo sido protocolada por uma coaliza??o sindical de trabalhadores da saúde. O pedido ainda precisa ser analisado e aceito, segundo noticiou o G1.
A Advocacia-Geral da Uni?o (AGU) disse ao G1 que só se manifestará após receber uma intima??o.
O TPI, localizado em Haia, nos Países Baixos, julga viola??es de direitos humanos, como genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.
O documento, apresentado pelos profissionais da saúde, afirma que Bolsonaro cometeu crimes contra a humanidade ao praticar “falhas graves e mortais na condu??o da pandemia de Covid-19”, segundo noticiou o G1.
"A materialidade dos crimes cometidos está devidamente confirmada, vez que se denota do exposto que as a??es e omiss?es do senhor Presidente da República afetam de forma grave, a saúde física e mental da popula??o, colocando-a a situa??o de risco à um vírus de alta letalidade e, com capacidade de dissemina??o incontrolada com risco de morte ou sequelas irreversíveis.”, dizia o documento apresentado à TPI no domingo.
A representa??o criminal considerou o comportamento do presidente brasileiro “irresponsável e afrontoso às orienta??es das autoridades internacionais de saúde”.
A a??o lembrou que o comportamento de Bolsonaro resultou na exposi??o de milh?es de pessoas, afirmando que o presidente brasileiro cometeu “crime contra a humanidade", noticiou o G1.
Até as 20h de domingo o Brasil registrou um total de 85.052 mortes por Covid-19 e 2.419.901 casos confirmados.