A China decidiu impor san??es recíprocas a alguns funcionários da administra??o dos EUA e funcionários do Congresso e de ONGs que se comportaram mal e assumiram responsabilidades importantes sobre quest?es relacionadas a Hong Kong, e também sobre seus familiares imediatos.
A porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores da China, Hua Chunying, disse na quinta-feira (10) em uma coletiva de imprensa diária ao responder a perguntas sobre contra-medidas relacionadas às san??es dos EUA contra 14 vice-presidentes do Comitê Permanente do Assembleia Popular Nacional da China.
Hua afirmou que as san??es recíprocas foram implementadas devido à grave interferência dos Estados Unidos nos assuntos internos da China e a tentativa de enfraquecimento dos interesses centrais da China usando quest?es relacionadas a Hong Kong.
Enquanto isso, a China decidiu cancelar o tratamento de isen??o de visto para americanos com passaporte diplomático que fazem visitas temporárias a Hong Kong e Macau, segundo Hua.
"A China mais uma vez exorta os Estados Unidos a pararem imediatamente com a intromiss?o nos assuntos de Hong Kong e a interferência nos assuntos internos da China, e a n?o prosseguir no caminho errado e perigoso", disse ela.