A China está comprometida com um mercado de energia global estável e está abrindo ainda mais seu setor de energia para o mundo, segundo um livro branco divulgado na segunda-feira.
O país facilitou bastante o acesso do investimento estrangeiro ao mercado e construiu um ambiente de negócio internacional com base no mercado que respeita o Estado de Direito, a fim de facilitar o livre comércio e investimento, de acordo com o livro branco intitulado "Energia na Nova Era da China", divulgado pelo Departamento de Comunica??o do Conselho de Estado.
De acordo com o documento, o país adota o tratamento nacional pré-estabelecido mais uma lista negativa, reduzindo as restri??es de acesso do investimento estrangeiro ao setor de energia.
O país levantou as restri??es para a entrada do investimento estrangeiro nos setores de carv?o, petróleo, gás, eletricidade que exclui a energia nuclear e novas energias, de acordo com o livro branco.
A China também está promovendo a indústria de energia em zonas-piloto de livre comércio, como Guangdong, Hubei, Chongqing e Hainan, e apoia uma maior abertura do setor inteiro de petróleo e gás na Zona Piloto de Livre Comércio da China (Zhejiang), disse o livro branco.
As empresas internacionais de energia têm expandido constantemente os seus investimentos na China, com grandes projetos de investimento estrangeiro, como a fábrica da Tesla em Shanghai, sendo lan?ados um após o outro e o número de postos de gasolina com financiamento estrangeiro crescendo rapidamente, de acordo com o livro branco.