O novo sistema aeronáutico da China para a realiza??o de observa??es e monitoramentos detalhados da superfície da Terra passou pela sua fase final de aceita??o na quinta-feira e agora está formalmente em opera??o.
O Sistema Chinês de Sensoriamento Remoto Aeronáutico (CARSS, em inglês), que consiste em duas aeronaves tripuladas de médio porte e uma série de tecnologias de sensoriamento remoto, foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Informa??o Aeroespacial da Academia Chinesa de Ciências.
De acordo com Ding Chibiao, vice-presidente do instituto, imagens aeronáuticas de sensoriamento remoto s?o necessárias para avaliar os danos nas estradas, deslizamentos de terra e casas desmoronadas depois de terremotos ou inunda??es graves. O sensoriamento remoto é amplamente utilizado na preven??o e alívio de desastres, agricultura, silvicultura e pesca, conserva??o da água, topografia e mapeamento.
Em compara??o com o sensoriamento remoto baseado no espa?o, o sensoriamento remoto aeronáutico oferece maior resolu??o e precis?o. Ele pode tirar continuamente fotos do solo durante todo o dia, produzindo imagens mais claras.
O CARSS também incorpora as fun??es de processamento em tempo real e comunica??o via satélite, contribuindo com opera??es de resposta a emergências, incluindo preven??o e redu??o de desastres.
Durante suas opera??es de teste, o sistema conduziu grandes experimentos científicos aeronáuticos, bem como um voo de calibra??o para a nova carga útil de sensoriamento remoto, e um voo de monitoramento de desastres e ambientais.
Na próxima fase, o sistema será disponibilizado aos usuários em diversas áreas.