Uma equipe de pesquisa em Portugal encontrou três medicamentos existentes que podem ajudar a inibir os efeitos da COVID-19, informou o Diário de Notícias de Portugal nesta ter?a-feira.
Durante a investiga??o pré-clínica, a equipe do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa descobriu que a combina??o de medicamentos pode reduzir a replica??o do SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, pela metade, apontou a reportagem.
Segundo a chefe da equipe, Cecília Arraiano, foi identificado que o vírus só se replicava a 50%. Ela lembrou que a sinergia poderia atuar no Nsp14, proteína viral responsável pela replica??o, para diminuir a atividade do vírus.
Os medicamentos podem ser um potencial tratamento que ajuda a reduzir a taxa de hospitaliza??o da COVID-19, segundo a equipe.
Dois dos medicamentos s?o de venda livre para o tratamento de outras doen?as e o terceiro está aguardando a aprova??o do mercado, disseram os pesquisadores, sem revelar os nomes dos medicamentos devido à preocupa??o com patentes.
Arraiano disse que a equipe levou nove meses para fazer uma descoberta pré-clínica e agora ela espera ter mais apoio financeiro para levá-la adiante.