De acordo com a Administra??o da Reserva Nacional de Yaoshan, após anos de trabalho árduo, a presen?a do pinus quinquefolia, uma espécie de pinheiro outrora amea?ada, apenas presente no condado de Qiaojia, na província chinesa de Yunnan, aumentou significativamente, sendo que o risco de extin??o foi altamente reduzido.
Recentemente, uma equipe do Instituto de Pesquisa Científica da Administra??o da Reserva Nacional de Yaoshan visitou o local de reprodu??o e transplante artificial para monitorar a recupera??o da variante do pinheiro.
Enquanto planta protegida de primeiro nível nacional, quando foi descoberta pela primeira vez em 1990, havia apenas 34 exemplares selvagens. O pinheiro estava distribuído em uma depress?o montanhosa a cerca de 2.000 metros acima do nível do mar, no condado de Qiaojia, cidade de Zhaotong, província de Yunnan, sendo listada como uma das 100 espécies mais amea?adas do mundo.
Desde que foi descoberto, foram implementados vários projetos de conserva??o por meio de coleta de sementes, germina??o e cultivo de mudas.
Após anos de trabalho árduo, todos os espécimes selvagens foram catalogados, tendo sido realizado individualmente o posicionamento GPS, de modo a garantir o monitoramento de longo prazo de cada planta.
Até o momento, quase 7.000 melhoramentos artificiais foram realizados e mais de 5.000 mudas foram preservadas, das quais mais de 3.000 sobreviveram ao cruzamento e transplante, distribuídas em diferentes habitats como Qiaojia, Kunming, Chuxiong e Dali. Mais de 2.000 mudas foram mantidas em estufas.
De acordo com Zhang Tianbi, um membro da equipe Administra??o da Reserva Nacional de Yaoshan, seu monitoramento destina-se principalmente a monitorar o crescimento da altura, copa, taxa de produ??o de fruto, e diametro do tronco.
"Após esses anos de monitoramento, descobrimos que a taxa de sobrevivência, reprodu??o e transplante do pinheiro é de cerca de 70%. Na próxima etapa, adicionaremos mais dois no condado de Qiaojia. A transplanta??o permitirá que a popula??o se expanda, garantindo, assim, a continuidade da espécie".
![]() |