Os Estados Unidos chegaram a um ponto de histeria na supress?o de institui??es e empresas chinesas, mas sua tentativa de usar Xinjiang para conter a China nunca terá sucesso, disse nesta sexta-feira Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores chinês.
Ele fez as observa??es ao responder sobre as recentes san??es dos EUA contra várias empresas chinesas por supostas viola??es dos direitos humanos, bem como a aprova??o de uma lei pelo Senado dos EUA que proíbe importa??es de Xinjiang.
Wang comentou que os EUA suprimiram desenfreadamente institui??es e empresas chinesas, ampliando o conceito de seguran?a nacional e abusando das medidas de controle de exporta??o sob vários pretextos.
"Os EUA chegaram a um ponto de histeria e agiram sem escrúpulos", assinalou Wang.
As a??es dos EUA minaram seriamente os princípios da economia de mercado e as regras econ?micas e comerciais internacionais, e prejudicaram os interesses das institui??es e empresas chinesas, disse o porta-voz.
"A China lamenta e rejeita isso", afirmou Wang.
"Pedimos ao lado dos EUA que corrija imediatamente seu erro. A China tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar resolutamente os direitos e interesses legítimos das institui??es e empresas chinesas", acrescentou.