A Indonésia anunciou na ter?a-feira seu primeiro caso da ?micron transmitido localmente na capital Jacarta, pressionando o governo a ficar mais atento no rastreamento da dissemina??o do vírus.
"Este paciente é um homem de 37 anos, sem histórico de viagens ao exterior nos últimos meses, nem contato com visitantes internacionais", disse a porta-voz da vacina??o de Covid-19 do Ministério da Saúde, Siti Nadia Tarmizi, em entrevista coletiva on-line.
Da cidade de Medan, na província de Sumatra do Norte, o paciente chegou a Jacarta no dia 6 de dezembro e, no mesmo dia, ele e sua esposa visitaram um shopping no Sudirman Central Business District, na capital.
Um teste de antígeno que ele fez em um hospital antes de voar de volta para Medan concluiu que ele estava infectado com coronavírus e, em 26 de dezembro, o resultado de um teste de laboratório confirmou que ele estava infectado com a variante ?micron, enquanto o teste de sua esposa deu negativo para coronavírus.
As autoridades est?o rastreando os contatos próximos do paciente e conduzindo testes de cotonete para as pessoas que visitaram o shopping e o hospital, bem como um apartamento no norte de Jacarta, onde o paciente mora.
Com este novo paciente, o número total de casos de Covid-19 da variante ?micron é de 47, incluindo 45 viajantes internacionais e um trabalhador em um centro de quarentena.