Pelo menos 10 pessoas morreram nas últimas 24 horas como consequência das fortes chuvas que assolam o estado brasileiro de Minas Gerais (sudeste) e que já desalojaram umas 13 mil pessoas, segundo informou a Defesa Civil regional nesta ter?a-feira.
A cifra n?o inclui as 10 pessoas que perderam a vida no sábado após o deslizamento de uma grande rocha que caiu de um canion no Lago de Furnas, atingindo várias lanchas com turistas.
Entre as vítimas das últimas horas, cinco s?o de uma mesma família que viajavam de carro na regi?o metropolitana de Belo Horizonte, a capital regional, e foram soterrados por um deslizamento de terra.
As chuvas se intensificaram no último fim de semana provocando grandes inunda??es, deslizamentos de terra e isolando municípios.
Segundo as informa??es do governo, 145 municípios do estado decretaram situa??o de emergência, enquanto 13.756 pessoas tiveram que deixar suas casas e outras 3.481 perderam seus lares.
Vários rios de Minas Gerais transbordaram devido ao volume das chuvas e há perigo de rompimento de algumas represas que atingiram sua capacidade máxima.