
O conselheiro de Estado e ministro das Rela??es Exteriores da China, Wang Yi, disse na segunda-feira que a China e as Filipinas devem manter sua amizade, eliminar as distra??es, aprofundar a coopera??o e abrir conjuntamente um futuro melhor para as rela??es bilaterais.
Wang fez as observa??es ao discursar no Fórum de Manila sobre as Rela??es China-Filipinas por meio de uma videoconferência.
Os fatos provaram que a decis?o estratégica do presidente filipino, Rodrigo Duterte, de melhorar as rela??es com a China está de acordo com os interesses fundamentais do povo filipino. Também está de acordo com os interesses comuns da China e das Filipinas e com a tendência de desenvolvimento regional pacífico, disse Wang.
Observando que as trocas amistosas entre os dois países já duram mais de mil anos, Wang disse que a China está disposta a continuar a garantir as necessidades filipinas da vacina contra COVID-19. A China também cooperará em medicamentos específicos e capacita??o em saúde pública até que o vírus seja derrotado.
A China está disposta a continuar a abrir as portas para mais produtos agrícolas filipinos e melhorar o investimento para ajudar as Filipinas a acelerar seu processo de industrializa??o e moderniza??o e aprimorar suas capacidades de desenvolvimento independente, disse Wang.
Sobre o assunto do Mar do Sul da China, Wang disse que a China está preparada para promover o desenvolvimento conjunto sem afetar os respectivos direitos e reivindica??es de cada um. A China também está disposta a transformar desafios em oportunidades, ajudar o desenvolvimento das Filipinas e fortalecer a amizade entre os povos dos dois países.
Wang pediu que os dois lados mantenham a estrutura de coopera??o regional centrada na ASEAN e aprofundem a parceria estratégica abrangente China-ASEAN.