O presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou no sábado "a natureza inaceitável das atividades militares-biológicas dos Estados Unidos na Ucrania" em uma conversa telef?nica com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, afirmou o Kremlin em uma declara??o.
Tais atividades representam um enorme perigo tanto para a Rússia quanto para toda a Europa, disse Putin.
Os dois líderes discutiram a opera??o militar russa na Ucrania, e Putin citou os ataques com mísseis das for?as de seguran?a ucranianas às cidades de Donbass, segundo a declara??o.
Bettel disse que "devemos acabar" com o conflito, e "ninguém tem a ganhar com esses confrontos; nem a Rússia, nem a Europa, nem certamente a Ucrania", de acordo com uma declara??o no site oficial do governo de Luxemburgo.
Bettel informou Putin sobre os contatos com líderes da Ucrania e de outros países, e Putin destacou suas avalia??es sobre as negocia??es de paz russo-ucraniana, segundo a declara??o.
Na quinta-feira, o Ministério das Rela??es Exteriores russo pediu a Washington que fornecesse todas as informa??es sobre as atividades dos laboratórios biológicos ligados aos Estados Unidos na Ucrania.
Na semana passada, a subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Victoria Nuland, testemunhou perante uma audiência do Comitê das Rela??es Exteriores do Senado sobre a Ucrania, admitindo que "a Ucrania tem instala??es de pesquisa biológica".