O embaixador chinês nos Estados Unidos, Qin Gang, no último sábado (16), pediu esfor?os para quebrar o impasse nas rela??es China-EUA, já que a situa??o de uma "nova Guerra Fria" está se solidificando.
Qin fez as observa??es ao se dirigir ao 25o Fórum da Faculdade de Harvard na China (HCCF, na sigla inglesa) via link de vídeo.
Observando que a Universidade de Harvard tem mais de 1.000 estudantes chineses, o maior grupo em sua comunidade estudantil internacional, ele descreveu a situa??o como um " intercambio vívido" entre os povos da China e dos Estados Unidos.
Entretanto, disse Qin, os la?os bilaterais se deparam com uma "situa??o séria e complexa", com mal-entendidos e erros de cálculo entre os dois países, em que a mentalidade de uma "nova Guerra Fria" está se formando.
Ambos os lados deveriam realizar intercambios e diálogos mais "extensos, profundos, francos e abertos", exortou, de modo a usar o poder dos fatos e da verdade para quebrar o chamado "senso comum geral" solidificado por mal-entendidos e preconceitos, o persistente "politicamente correto" e a frieza atual nas rela??es n?o servem aos interesses de nenhum dos dois países.
Qin disse esperar que o fórum possa ajudar a dispersar os mal-entendidos e erros de cálculo entre as duas maiores economias do mundo.
"Espero que cada um dos participantes do fórum possa se tornar um apoiante para quebrar a nova Guerra Fria", disse.
O tema do 25o HCCF foi "Tempos Extraordinários". Cerca de 600 estudantes de Harvard, membros do corpo docente, estudantes chineses e membros das comunidades empresariais dos dois países participaram.
Fundado em 1997, o HCCF é o maior e mais antigo simpósio da América do Norte sobre as rela??es EUA-China. O fórum anual acontece em abril na Universidade de Harvard.