O Prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta foi empossado no início da manh? de sexta-feira como presidente de Timor-Leste para o período de 2022 a 2027, a segunda vez que ele lidera a na??o mais jovem do Sudeste Asiático.
Ramos-Horta, 72 anos, também é conhecido como um dos fundadores de Timor-Leste. A sua posse ocorreu na celebra??o do Dia da Independência de Timor-Leste, que cai em 20 de maio.
Ramos-Horta foi presidente de Timor-Leste no período de 2007 a 2012. Foi também primeiro-ministro do país de 2006 a 2007. A sua candidatura presidencial foi endossada pelo Partido do Congresso Nacional para a Reconstru??o Timorense (CNRT) e recebeu apoio de Xanana Gusm?o, o primeiro presidente do país e atual líder do CNRT.
Em seu discurso ao prestar juramento, ele disse que colocaria as rela??es bilaterais com a vizinha Indonésia e Austrália como uma das principais prioridades.
Ele também transmitiu sua inten??o de fortalecer e expandir as rela??es e a coopera??o comercial com a China em vários setores, incluindo novas tecnologias, energia renovável e digitaliza??o.
Ramos-Horta também expressou a sua expectativa de que Timor-Leste possa se tornar o 11o estado membro da ASEAN durante a presidência da ASEAN pela Indonésia em 2023.