O presidente chinês, Xi Jinping, enviou na ter?a-feira uma mensagem de felicita??es ao presidente da República Democrática e Popular da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, pelo 60o aniversário da vitória da Guerra da Independência da Argélia.
Sessenta anos atrás, o povo argelino realizou a independência nacional e a liberta??o do povo depois de passar por uma árdua luta, abrindo um capítulo glorioso dos movimentos de liberta??o do povo árabe e africano, disse Xi.
O governo e o povo chinês deram apoio e assistência à revolu??o de independência da Argélia, e os dois países e seus povos formaram uma profunda amizade durante as lutas, acrescentou o presidente chinês.
Nos últimos anos, a confian?a política mútua entre os dois países tem-se intensificado continuamente e a coopera??o prática bilateral tem sido frutífera, levando a parceria estratégica abrangente China-Argélia a níveis cada vez mais novos, disse ele.
Xi também disse que valoriza muito o desenvolvimento das rela??es China-Argélia e está pronto para trabalhar em conjunto com o presidente Tebboune para impulsionar a comunica??o e a coopera??o bilaterais em todos os campos dentro da estrutura da Iniciativa do Cintur?o e Rota para beneficiar ambos os países e seus povos.
No mesmo dia, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, enviou uma mensagem de felicita??es ao primeiro-ministro argelino, Ayman Benabderrahmane.
Desde que os dois países estabeleceram la?os diplomáticos há 64 anos, as rela??es bilaterais vêm se desenvolvendo de forma saudável e constante, disse Li, observando que ele está disposto a trabalhar com Benabderrahmane para expandir e aprofundar a coopera??o mutuamente benéfica entre os dois países em vários campos, enriquecer o conteúdo da parceria estratégica abrangente China-Argélia e melhorar continuamente o bem-estar dos povos dos dois países.