A sonda Tianwen-1 da China enviou de volta imagens de alta resolu??o do satélite natural Phobos de Marte no sábado, marcando o segundo aniversário do lan?amento.
Phobos e Deimos s?o dois satélites naturais do planeta vermelho. Phobos é o maior com uma forma irregular sem atmosfera e o satélite mais próximo da estrela principal do sistema solar.
A equipe de opera??o Tianwen-1 aproveitou o momento em que o orbitador estava perto de Phobos e obteve imagens claras do satélite em seu estado de "lua cheia", disse a Administra??o Espacial Nacional da China.
é a primeira vez que a China conduz a explora??o de imagens Phobos e obtém dados científicos em primeira m?o à curta distancia. Ele fornece dados valiosos para os cientistas pesquisarem as leis de opera??o e topografia de Phobos e acumula experiência para o programa de explora??o planetária da China, disseram especialistas da China Aerospace Science and Technology Corporation.
A sonda Tianwen-1 consiste em um orbitador, um pousador e um rover. Em 15 de maio de 2021, ela pousou em sua área de pouso pré-selecionada em Utopia Planitia, uma vasta planície marciana, marcando a viagem inaugural da sonda chinesa no planeta.