A China lan?ou no domingo o módulo Wentian, o primeiro módulo de laboratório da esta??o espacial nacional. O novo módulo funcionará como um backup do módulo principal e como uma poderosa plataforma para realiza??o de experiências científicas.
O foguete transportador Longa Marcha-5B Y3, carregando o módulo Wentian, decolou da base de lan?amentos espaciais de Wenchang, na costa da província de Hainan, no sul do país, às 14h22, e acoplou com o módulo central Tianhe às 3h13 se segunda-feira. (Hora de Beijing).
A conclus?o da constru??o da esta??o espacial Tiangong da China está prevista para este ano. Ela ent?o evoluirá de uma estrutura de módulo único para um laboratório espacial nacional, com três módulos: módulo central Tianhe e os módulos de laboratório Wentian e Mengtian.
O módulo Wentian tem 17,9 metros de comprimento, um diametro máximo de 4,2 metros e uma massa de decolagem de 23 toneladas - o equivalente a uma carrugagem de metr? em Beijing.
Ela é a nave espacial ativa de cabine única mais pesada em órbita no mundo, de acordo com Liu Gang, vice-chefe de design do sistema de esta??es espaciais tripuladas da China com a Academia China de Tecnologia Espacial (CAST).
![]() |