A cidade de Nova York declarou neste sábado uma emergência de saúde pública devido ao surto de varíola dos macacos.
O prefeito de Nova York, Eric Adams, e o comissário de saúde da cidade, Ashwin Vasan, fizeram o anúncio em uma declara??o conjunta, já que um total de 1.383 casos de varíola foram relatados no estado de Nova York.
"A cidade de Nova York é atualmente o epicentro do surto e estimamos que aproximadamente 150.000 nova-iorquinos possam estar em risco de exposi??o à varíola dos macacos", dizia o comunicado.
A declara??o permitirá que o departamento de saúde emita ordens de emergência sob o código de saúde da cidade e altere as disposi??es do código para ajudar a reduzir a propaga??o.
O anúncio veio um dia depois que a governadora de Nova York, Kathy Hochul, declarou uma emergência de desastre estadual devido ao surto. Na quinta-feira, o departamento de saúde do estado chamou a varíola dos macacos de "amea?a iminente à saúde pública".
Dados dos Centros de Controle e Preven??o de Doen?as dos EUA mostraram que 5.189 casos foram confirmados em todo o país até sexta-feira.
A Organiza??o Mundial da Saúde declarou a varíola dos macacos uma emergência de saúde pública de interesse internacional em 23 de julho.