Portugal estará novamente em alerta de incêndio a partir de domingo devido às circunstancias meteorológicas e ambientais atuais, disse nesta sexta-feira o ministro da Administra??o Interna do país, José Luís Carneiro.
Carneiro informou que o alerta duraria até 23 de agosto, e se aplicaria a todo o continente português.
Em entrevista coletiva, Carneiro explicou que a situa??o de alerta implica "especiais limita??es quanto ao uso do fogo, ao uso de máquinas e ao uso de trabalhos agrícolas" e ao "acesso aos espa?os florestais".
O uso do fogo é a causa de 54% dos desastres com incêndios, disse ele.
A maioria das regi?es de Portugal viverá uma nova onda de calor a partir de domingo, e a temperatura pode voltar a superar os 40 graus Celsius. Juntamente com ventos previstos para atingir 60 quil?metros por hora, isso criará as condi??es meteorológicas para a seca, bem como para o fogo.
Carneiro disse que o país está fazendo o possível para proteger seu povo nessas circunstancias excepcionais. Todos têm feito o seu melhor, desde bombeiros até comunidades locais, disse.
Portugal vive uma de suas piores crises climáticas nos últimos anos, resultando em incêndios que queimaram mais de 84 mil hectares de terra desde o início deste ano. Isso equivale a 1% do território do país, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informa??es sobre Incêndios Florestais.