Nos últimos dias, os emojis celebraram seu 40o aniversário. Desde o ":-)", criado pelo professor Farman, da Carnegie Mellon University, em 1982, às express?es antropomórficas e várias anima??es GIF, o seu uso na comunica??o online atual está profundamente integrado no dia-a-dia.
Após 40 anos de desenvolvimento, os emoticons se tornaram uma linguagem especial, construindo uma lógica discursiva que pode ter várias conota??es, pois apresentam recursos intuitivos que s?o difíceis de expressar em palavras.
Os emojis entretanto geraram seus próprios subconjuntos de subculturas. Por exemplo, muitos emoticons de animais ou referências televisivas e cinematográficas, por exemplo, por meio de elementos visuais vívidos, motivaram que muitos internautas passassem a estar imersos no processo da cria??o e cole??o de emoticons.
No processo de cria??o de emoticons, as pessoas completam a proje??o de suas próprias emo??es.
é claro que, embora os emoticons tragam felicidade e conveniência à comunica??o, eles criam também alguns obstáculos. Ao enviar um emoji de "sorriso", muitas pessoas de meia-idade e idosos podem querer expressar simpatia e boas-vindas, mas no sistema discursivo dos jovens, trata-se de um símbolo de desprezo.
Nos últimos anos, além da comunica??o, os emoticons expressam também fen?menos do quotidiano, como referências alimentares e de festivais tradicionais, fazendo convergir fatores históricos e culturais.
Os emojis têm 40 anos, e é previsível que continuem sendo fiéis auxiliares de comunica??o por muito tempo.