As provis?es de subsídios para veículos elétricos na Lei de Redu??o da Infla??o dos EUA s?o discriminatórias e suspeitas de violarem regras da Organiza??o Mundial do Comércio (OMC), afirmou nesta quinta-feira o Ministério do Comércio (MC) da China.
As disposi??es relevantes, concedendo créditos fiscais para veículos elétricos desde que sua fase final de montagem seja na América do Norte, discriminam outros produtos importados similares e s?o suspeitas de violar o princípio da na??o mais favorecida e o princípio do tratamento nacional da OMC, indicou Shu Jueting, porta-voz do MC, em uma coletiva de imprensa.
Shu afirmou que a China está preocupada com a a??o dos EUA e observa que alguns outros membros da OMC também expressaram sérias preocupa??es sobre o tema.
Como membro da OMC, os Estados Unidos devem implementar políticas de investimento relevantes alinhadas com regras da OMC e salvaguardar uma ordem comercial favorável à concorrência justa, disse ela.
A China continuará a acompanhar e avaliar a implementa??o posterior da lei e tomará medidas para salvaguardar os legítimos direitos e interesses do país quando necessário, acrescentou a porta-voz.