A China saúda o desabono do ministro das Rela??es Exteriores do Sri Lanka, Mohamed Ali Sabry, da narrativa da chamada "armadilha da dívida" chinesa no Sri Lanka, disse o porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores, Zhao Lijian, na segunda-feira.
Sabry disse que quando o Sri Lanka foi para a China em busca de fundos, a China foi respeitosa e nunca for?ou o Sri Lanka a receber dinheiro. A China também forneceu ao Sri Lanka algumas facilidades financeiras e uma linha de crédito, bem como assistência humanitária, disse Sabry, acrescentando que a "armadilha da dívida" é uma frase ocidental.
Zhao disse que esta é uma forte refuta??o à narrativa sobre a chamada "armadilha da dívida" chinesa no Sri Lanka.
O porta-voz reiterou que a assistência da China ao Sri Lanka nunca foi submetida a quaisquer restri??es políticas, e a China nunca busca ganhos políticos egoístas de seu investimento e financiamento no Sri Lanka.
"A China se relaciona plenamente com as dificuldades e desafios enfrentados pelo Sri Lanka e apoia as institui??es financeiras relevantes na discuss?o com o Sri Lanka e na resolu??o adequada. Temos o tempo todo fornecido apoio ao desenvolvimento socioecon?mico do Sri Lanka, sempre que nossa capacidade permite", disse ele.
Este ano marca o 65o aniversário das rela??es diplomáticas China-Sri Lanka e o 70o aniversário do Pacto Borracha-Arroz, disse Zhao, observando que este último tem grande importancia na constru??o com base em conquistas passadas e no trabalho rumo a novos progressos.
A China trabalhará com o Sri Lanka para levar adiante a amizade tradicional, cimentar a confian?a mútua estratégica, aprofundar e expandir a coopera??o prática e consolidar e expandir a parceria de coopera??o estratégica China-Sri Lanka para melhor proporcionar benefícios aos dois países e aos dois povos, enfatizou.