De 26 a 27 de abril, o Conselheiro de Estado e Ministro das Rela??es Exteriores Qin Gang se reuniu com cinco ministros das Rela??es Exteriores que vieram à China para participar da quarta edi??o da reuni?o de ministros das Rela??es Exteriores da China e da ásia Central, em Xi'an. Os ministros trocaram pareceres sobre quest?es internacionais e regionais de relevo e a China exp?s sua posi??o sobre a crise da Ucrania.
Qin Gang disse que o desenvolvimento da crise ucraniana até este ponto tem um fundo histórico profundo e raz?es práticas complexas. Mas, por mais complicada que seja uma crise, ela deve ser resolvida por meio de negocia??es, disse.
O presidente Xi Jinping telefonou para o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a pedido do último e teve uma comunica??o direta. Este é um passo importante que a China deu para promover uma solu??o política para a crise ucraniana e, mais uma vez, demonstra a posi??o consistente da China de promover a paz e as negocia??es.
"Estamos dispostos a continuar a trabalhar em conjunto com todas as partes, incluindo os países da ásia Central, para acumular consensos e promover a comunidade internacional na forma??o de um maior denominador comum para resolver a crise na Ucrania", disse Qin.