Os militares chineses disseram na segunda-feira (30) que interceptaram um navio de guerra filipino que invadiu ilegalmente as águas perto da ilha de Huangyan, no Mar do Sul da China.
Tian Junli, porta-voz do Comando do Teatro Sul do Exército de Liberta??o Popular (ELP), disse em comunicado que na segunda-feira uma fragata filipina entrou ilegalmente nas águas perto da ilha chinesa de Huangyan sem a aprova??o do governo chinês.
O Comando do Teatro Sul do ELP organizou for?as navais e aéreas para seguir, monitorar, alertar e interceptar o navio de guerra filipino de acordo com a lei, disse Tian.
Ele acrescentou que a a??o das Filipinas violou gravemente a soberania da China, o direito internacional e as normas básicas que regem as rela??es internacionais, e é altamente provável que conduza a mal-entendidos e erros de cálculo.
Tian enviou alerta ao lado filipino para que interrompa imediatamente suas infra??es e provoca??es e evite seriamente uma nova escalada da situa??o.
O Comando do Teatro Sul do ELP permanece em alerta máximo o tempo todo para salvaguardar resolutamente a soberania e a seguran?a nacionais, a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China, observou Tian.