A conferência de promo??o da 7a Expo Internacional de Importa??o da China (CIIE,na sigla em inglês) realizou-se recentemente em Lisboa. Cerca de 100 representantes dos círculos políticos e empresariais da China e de Portugal participaram no evento.
O embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, afirmou no seu discurso que a CIIE oferece oportunidades para países de todo o mundo e espera que mais empresas portuguesas fa?am uso pleno da CIIE para expandir as exporta??es para a China e partilhem as oportunidades de desenvolvimento proporcionadas pelo país.
Manuel Geraldes, diretor de rela??es externas e institucionais da Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), disse que a CIIE consiste numa iniciativa pioneira na abertura da China ao exterior, pelo que a AICEP irá organizar a participa??o de empresas na exposi??o.
Na conferência, organiza??es e empresas como a Camara de Comércio e Indústria Luso-China e a Associa??o Portuguesa de Alimenta??o assinaram memorandos de coopera??o e contratos de participa??o para a sétima CIIE com a organiza??o da última.
A organiza??o da conferência de promo??o coube à Administra??o da Expo Internacional de Importa??o da China e ao Centro Nacional de Exposi??es (Shanghai) Co., Ltd.
De acordo com Wu Zhengping, vice-diretor da Administra??o da Expo Internacional de Importa??o da China, os preparativos para a sétima CIIE est?o atualmente a decorrer, estando prevista uma área de exposi??o de mais de 240 mil metros quadrados.