Um porta-voz da Defesa chinesa disse nesta ter?a-feira que a medida do exército chinês de expulsar um helicóptero naval australiano sobre as águas internacionais do Mar Amarelo é razoável, segura, profissional e legal.
Zhang Xiaogang, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, fez as declara??es ao rebater as alega??es feitas pelo ministro da Defesa australiano, Richard Marles, que chamou a "intercepta??o" do helicóptero pelo ca?a chinês em 4 de maio de "um incidente muito sério".
Segundo Zhang, uma frota naval chinesa realizou treinamento em águas relevantes do Mar Amarelo da China de 3 a 4 de maio, durante o qual o contratorpedeiro de mísseis guiados australiano, HMAS Hobart, despachou um helicóptero baseado no navio três vezes para realizar reconhecimento próximo e perturbar as atividades normais de treinamento do lado chinês.
As tropas chinesas alertaram vocalmente o helicóptero australiano e realizaram opera??es legítimas, razoáveis, profissionais e seguras para expulsá-lo, o que cumpriu totalmente a lei e a prática internacionais.
"Instamos o lado australiano a respeitar verdadeiramente a soberania e as preocupa??es de seguran?a da China, a parar de espalhar narrativas falsas, a restringir estritamente as opera??es de suas for?as navais e aéreas, a parar todas as provoca??es perigosas e a evitar minar a rela??o geral entre os dois países e os dois exércitos", enfatizou o porta-voz.