Dois pandas gigantes, Yun Chuan e Xin Bao, chegaram à Califórnia, Estados Unidos, na manh? de quinta-feira (27) num voo fretado da China, para uma coopera??o internacional de 10 anos para a prote??o de pandas gigantes de 10 anos com o Zoológico de San Diego, marcando uma nova rodada para prote??o do panda gigante entre a China e os Estados Unidos.
Yun Chuan, um macho de 5 anos, e Xin Bao, uma fêmea de 4 anos, foram selecionados no Centro de Conserva??o e Pesquisa do Panda Gigante da China (CCRCGP, na sigla em inglês). Os ursos pretos e brancos partiram do Centro Bifengxia Panda na cidade de Ya'an, na província de Sichuan, sudoeste da China, na noite de quarta-feira (26).
A dupla, que transitou por Hong Kong e chegou ao Aeroporto Internacional de Los Angeles, foi acompanhada por cinco criadores e veterinários experientes durante a viagem.
A dupla de pandas, a primeira a entrar nos Estados Unidos em mais de duas décadas, viajará para o Zoológico de San Diego logo após sua chegada a Los Angeles. Os pandas gigantes ficar?o em quarentena por um mínimo de 30 dias, conforme procedimento padr?o, e a data de estreia pública será anunciada depois que a equipe de cuidado dos animais sentir que os animais est?o prontos para receber os visitantes.
O CCRCGP conduz coopera??o em pesquisa científica com o Zoológico de San Diego há mais de 25 anos, com resultados frutíferos na prote??o, cria??o, controle de doen?as de pandas gigantes e educa??o pública relacionada.