O novo navio-hospital "Arca da Rota da Seda" de 10.000 toneladas da marinha chinesa partiu de um porto militar na cidade costeira de Zhanjiang, província de Guangdong, sul da China, rumo às ilhas e recifes no Mar da China Meridional, na quarta-feira, de acordo com um comunicado divulgado na quinta-feira.
O "Arca da Rota da Seda" realizará simultaneamente exercícios de resgate para vítimas marítimas durante sua viagem à ilha chinesa de Yongxing, às ilhas Dangan e ao recife de Yongshu no Mar do Sul da China, refere o comunicado.
Além de oferecer diagnósticos e tratamento médico a bordo, os profissionais de saúde a bordo do navio visitar?o também unidades locais e famílias para fornecer endoscopias gastrointestinais e exames físicos aos residentes e soldados da ilha e dos recifes, disse.
O navio-hospital conta com um total de 14 departamentos clínicos, principalmente voltados para ortopedia, cirurgia geral, dermatologia e gastroenterologia, informou.
Além dos trabalhadores médicos, o "Arca da Rota da Seda" conta também com ofertas culturais e uma equipe de atendimento composta por juristas a bordo para realizar apresenta??es teatrais e promover o conhecimento jurídico, segundo o comunicado.
O navio-hospital oceanico irá ainda oferecer servi?os médicos humanitários internacionais, realizar resgates médicos de emergência e sess?es de coopera??o médica militar internacional, disse o comunicado.
O "Arca da Rota da Seda" é o segundo navio-hospital oceanico com mais de 10.000 toneladas projetado e construído internamente pela China. O primeiro é o "Arca da Paz", acrescentou.