A nova megafábrica da Tesla em Shanghai, no leste da China, exportou na última sexta-feira o seu primeiro lote de baterias de armazenamento de energia Megapack, anunciou a empresa.
Levou pouco mais de um mês após o lan?amento da sua produ??o para realizar a sua primeira exporta??o, com as baterias sendo transportadas do porto de Shanghai para a Austrália.
Essa exporta??o destaca a expans?o adicional da Tesla no mercado global de armazenamento de energia e também ressalta a extens?o de sua tecnologia de bateria de veículos elétricos para armazenamento de energia, de acordo com a empresa.
As baterias produzidas na fábrica em Shanghai abastecer?o os mercados doméstico e da ásia-Pacífico.
O Megapack é um dispositivo eletroquímico de armazenamento de energia que usa baterias de lítio, uma rota técnica dominante no setor de armazenamento de energia de novo tipo. Esse setor é caracterizado por períodos curtos de constru??o, layouts flexíveis e respostas rápidas, em compara??o com o armazenamento por bomba convencional.
Aclamada pela empresa como um "marco", a nova megafábrica é a primeira de seu tipo construída pela Tesla fora dos Estados Unidos e a segunda fábrica da empresa em Shanghai, após a inaugura??o de sua Gigafábrica, em 2019.
A fábrica em Shanghai foi construída com uma capacidade de produ??o anual inicial de dez mil unidades. Notavelmente, cada unidade Megapack pode armazenar mais de 3,9 megawatts-hora de energia - o suficiente para abastecer aproximadamente 3,6 mil residências por uma hora.
A Tesla prevê um aumento anual de pelo menos 50% em suas implanta??es de armazenamento de energia em 2025.
"A megafábrica nos dá a capacidade de escalar a produ??o e a eficiência", disse Mike Snyder, vice-presidente da Tesla. "Podemos reduzir os custos de logística, bem como os custos dos produtos, e expandir os negócios para novos mercados."