Um total de 2.787 veículos elétricos foram carregados a bordo na segunda-feira na área portuária Meishan do Porto Ningbo-Zhoushan, na Província de Zhejiang, leste da China, com destino ao Porto de Vitória, no Brasil.
Nos últimos anos, os veículos elétricos chineses vêm ampliando sua presen?a na América Latina, impulsionados pela crescente demanda do mercado brasileiro, o que levou ao desenvolvimento de novos modelos de exporta??o.
Para otimizar o transporte, a opera??o adotou uma tecnologia de estrutura dobrável para veículos de carga, que permitiu distribuir os veículos de forma eficiente em 748 caixas estruturais e 267 contêineres, estabelecendo um novo recorde do porto na modalidade de embarque simultaneo por esses métodos.
A Alfandega de Ningbo, por sua vez, implementou um modelo "todos em um" para a exporta??o de veículos por contêiner, simplificando os procedimentos aduaneiros e proporcionando maior flexibilidade para as montadoras.
Segundo estatísticas oficiais, entre janeiro e fevereiro deste ano, o porto alfandegário de Ningbo exportou um total de 47.200 veículos, registrando um crescimento anual de 99,87%. Desse total, 26.900 eram veículos elétricos, representando um aumento expressivo de 438,99% em rela??o ao mesmo período do ano anterior.