Em resposta ao retorno de avi?es que a Boeing planejava entregar, o porta-voz do Ministério do Comércio da China afirmou no dia 29 que as tarifas americanas têm causado sérios impactos na estabilidade das cadeias de suprimentos globais e perturbado o mercado de transporte aéreo internacional, dificultando o comércio e os investimentos normais de inúmeras empresas.
Tanto as companhias aéreas chinesas, quanto a Boeing, dos EUA, têm sido seriamente prejudicadas.
Um jornalista perguntou sobre as recentes notícias de que a Boeing retornou três avi?es 737 Max que seriam entregues a companhias aéreas chinesas, alegando que a parte chinesa havia interrompido a aquisi??o de avi?es Boeing.
O porta-voz afirmou que China e Estados Unidos mantêm uma coopera??o de longo prazo e mutuamente benéfica no setor da avia??o civil, o que tem promovido o comércio e o intercambio de pessoas entre os dois países.
A parte chinesa está disponível para continuar apoiando as empresas dos dois países a retomarem a coopera??o comercial normal e espera que os EUA compreendam os apelos das empresas, criando um ambiente estável e previsível para reposi??o da normalidade das atividades comerciais e de investimento.