O ministro das Rela??es Exteriores da China, Wang Yi, declarou na ter?a-feira que a China está disposta a cooperar com o Brasil para salvaguardar os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento e enfrentar conjuntamente desafios comuns.
Ele fez essas observa??es ao se reunir com Celso Amorim, assessor especial do presidente do Brasil, em Brasília.
Wang, também membro do Bir? Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, afirmou que a China quer trabalhar com o Brasil para cumprir o papel do BRICS como "primeiro escal?o" do Sul Global, protegendo em conjunto os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento e enfrentando desafios comuns.
Em meio à incerteza e instabilidade no cenário global, China e Brasil, ambos grandes países em desenvolvimento e representantes de economias emergentes, devem se unir e cooperar no compromisso conjunto com a causa da paz e do desenvolvimento da humanidade, disse Wang.
Por sua vez, Amorim afirmou que as contramedidas firmes e decisivas adotadas pela China contra as "tarifas recíprocas" dos EUA conquistaram o entendimento e a admira??o das partes afetadas, especialmente dos países do Sul Global.
Diante do protecionismo unilateral desenfreado, os países do BRICS devem agir ativamente, manter o multilateralismo e defender conjuntamente o sistema de comércio multilateral, acrescentou Amorim.
Durante o encontro, os dois lados também trocaram opini?es sobre a crise na Ucrania e mantiveram comunica??o estratégica sobre temas sensíveis, incluindo a situa??o no Oriente Médio e a quest?o nuclear iraniana.