O Ministério do Comércio da China condenou na quinta-feira os Estados Unidos por abusar das medidas de controle de exporta??o com os chips Ascend da gigante chinesa de tecnologia Huawei, prometendo tomar medidas enérgicas para proteger os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas.
"Os Estados Unidos abusaram de suas medidas de controle de exporta??o e impuseram restri??es mais rígidas aos produtos de chips chineses sob alega??es infundadas", disse a porta-voz He Yongqian, em resposta ao recente anúncio dos EUA de que o uso dos chips Ascend da Huawei em qualquer lugar do mundo viola os controles de exporta??o dos EUA.
Ela destacou que o anúncio é uma típica prática de intimida??o unilateral e n?o pautada pelas regras de mercado, que exp?e a natureza unilateralista e protecionista dos Estados Unidos.
A medida dos EUA prejudicou severamente os direitos legítimos das empresas chinesas, amea?ou a estabilidade das cadeias globais de suprimentos de semicondutores, violou as regras do mercado e interrompeu a ordem do comércio internacional, disse He à mídia.
As restri??es também prejudicariam a coopera??o sustentável, mutuamente benéfica e de longo prazo entre as empresas chinesas e norte-americanas, observou He, pedindo aos Estados Unidos que corrijam imediatamente seus erros e prometendo tomar medidas resolutas para proteger os direitos e interesses das empresas chinesas.