A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), maior produtora offshore de petróleo e gás do país, anunciou que o primeiro projeto chinês de captura, utiliza??o e armazenamento de carbono (CCUS) em alto mar entrou em opera??o nesta quinta-feira na Bacia do Rio das Pérolas, no sul da China.
Situado na plataforma Enping 15-1, o projeto captura o dióxido de carbono (CO2) gerado durante a explora??o de petróleo, purifica e pressuriza o gás até um estado supercrítico, injetando-o depois em reservatórios subterraneos a uma taxa inicial de 8 toneladas por hora. Essa abordagem inovadora n?o só impulsiona o aumento da produ??o de petróleo como também alcan?a o sequestro de carbono, criando um novo modelo de reciclagem de energia marinha.
A plataforma Enping 15-1, atualmente a maior plataforma de produ??o de petróleo offshore da ásia, está localizada a aproximadamente 200 quil?metros a sudoeste da cidade de Shenzhen, no sul da China, em uma profundidade de aproximadamente 90 metros. No pico de produ??o, o grupo de campos petrolíferos produz mais de 7.500 toneladas de petróleo bruto diariamente.
A CCUS (Captura, Utiliza??o e Armazenamento de Carbono) é uma tecnologia emergente para o desenvolvimento eficiente e de baixo carbono de energia fóssil. Globalmente, há 65 projetos comerciais de CCUS, embora a maioria esteja concentrada em terra, com poucas implementa??es offshore.
![]() |