A cerim?nia de premia??o do 18o Special Book Award of China foi realizada no dia 17, em Beijing. Os 16 premiados desta edi??o s?o provenientes de 12 países.
Entre eles, o sinólogo e tradutor brasileiro, membro executivo da Uni?o Internacional de Confucionismo e conselheiro da Associa??o Mundial de Sinólogos, Giorgio Erick Sinedino de Araujo, cujo nome chinês é Shen Youyou, foi homenageado.
Shen Youyou chegou à China em 2005 e já atuou como diplomata na embaixada do Brasil em Beijing. Obteve o título de mestre em Filosofia pela Universidade de Pequim e doutor em Filosofia pela Universidade Renmin da China, tornando-se o primeiro brasileiro a receber uma forma??o sistemática segundo os padr?es da cultura clássica chinesa.
Especialista nos clássicos do confucionismo, budismo e taoismo, ele tem se dedicado à promo??o internacional da cultura tradicional chinesa, contribuindo de maneira notável para o entendimento e a valoriza??o da cultura chinesa pelo público internacional e para o intercambio entre civiliza??es.
Em 2024, suas tradu??es e interpreta??es em português das obras "Dao De Jing de Laozi", "Os Analectos" e "O Imortal do Sul da China – Uma Leitura Cultural do Zhuangzi" foram publicadas pela Foreign Languages Press como parte da série “Compreendendo os Clássicos Chineses”.
Esses livros tornaram-se importantes referências para os países de língua portuguesa compreenderem a cultura chinesa.
O Special Book Award of China é organizado pela Administra??o Nacional de Imprensa e Publica??es da China e foi criado em 2005. é o mais alto reconhecimento da indústria editorial chinesa voltado ao público internacional.
O prêmio homenageia tradutores, editores e escritores estrangeiros ou de origem chinesa que tenham se destacado na divulga??o da China contemporanea, na promo??o de publica??es e produtos culturais chineses no exterior e no fortalecimento dos intercambios culturais entre a China e outros países. Vários especialistas estrangeiros da Foreign Languages Press já receberam essa honra.