A China dá as boas-vindas à declara??o conjunta sobre o conflito Israel-Ir? emitida por 21 países árabes e islamicos e está pronta para trabalhar com partes envolvidas para promover o alívio da situa??o, afirmou um porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores nesta ter?a-feira.
A declara??o conjunta, emitida pelos ministros das Rela??es Exteriores dos 21 países, instou o respeito à soberania do Estado e à integridade territorial, mantendo a boa vizinhan?a e resolvendo disputas pacificamente.
Em resposta, o porta-voz Guo Jiakun disse em uma entrevista coletiva regular que o ataque de Israel ao Ir? provocou uma escalada repentina da situa??o regional, o que chamou muita aten??o da comunidade internacional. Ele observou que a principal prioridade é cessar o fogo e parar a guerra, tomar medidas eficazes para evitar a escalada do conflito, impedir que a regi?o caia em uma turbulência ainda maior e voltar ao caminho da resolu??o de problemas por meio de diálogo e negocia??o.
Guo ressaltou que a China acolhe a declara??o conjunta e aprecia os esfor?os feitos por países relevantes para acalmar a situa??o, acrescentando que a China está disposta a manter comunica??es com todas as partes envolvidas e desempenhar um papel construtivo na promo??o do abrandamento da situa??o.