No dia 21 de julho, O Gabinete de Informa??o do Conselho de Estado da China realiza uma coletiva de imprensa sobre as conquistas do país durante o período do 14o Plano Quinquenal (2021-2025), em Beijing. Durante o evento, An Lusheng, vice-diretor da Administra??o Nacional de Ferrovias, anunciou que a linha de alta velocidade entre Chengdu e Chongqing (linha central) está atualmente em constru??o e, após sua conclus?o, permitirá opera??es com velocidade de até 400 km/h. Com isso, o tempo de viagem entre as duas cidades será reduzido para apenas 50 minutos.
O trem-bala CR450 vem recebendo grande aten??o por sua capacidade de operar comercialmente a 400 km/h, sendo atualmente o trem de alta velocidade mais rápido do mundo.
Este é o novo modelo da nova gera??o de trens da série "Fuxing", desenvolvidos pela China, representando um avan?o considerado revolucionário em rela??o aos modelos anteriores.
Tomando como exemplo a rota Beijing-Shanghai, com a opera??o do CR450 a 400 km/h, o tempo de viagem poderá ser reduzido para pouco mais de 3 horas. Comparado com o transporte aéreo, a vantagem do trem-bala se tornará ainda maior.
Já no caso das cidades gêmeas Chengdu e Chongqing, cuja distancia é de aproximadamente 300 km, a viagem direta será concluída em menos de 1 hora — tempo menor do que muitos trajetos de carro dentro de uma mesma grande cidade.
Nos últimos anos, a extens?o da malha ferroviária de alta velocidade da China tem batido recordes, e, junto com isso, os modelos de trens também evoluíram.
Atualmente, os trens da série "Fuxing", prefixados com a sigla CR (China Railway), operam a velocidades de 160 km/h, 250 km/h e 350 km/h. O novo CR450, prestes a ser lan?ado, é considerado um marco que eleva a tecnologia ferroviária chinesa a uma "zona inexplorada".