A China elogia a a??o positiva da áfrica do Sul de acordo com o princípio de Uma Só China e a Resolu??o 2758 da Assembleia Geral da ONU, disse um porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores da China na quinta-feira.
é relatado que o governo sul-africano emitiu um aviso, dizendo que o "Escritório Comercial de Taipei" em Pretória, a capital administrativa, n?o será mais reconhecido. A áfrica do Sul pediu a transferência do escritório de Pretória para Joanesburgo. O chamado "Escritório de Liga??o de Taipei na Cidade do Cabo" será referido como "Escritório Comercial de Taipei".
Quando solicitado a comentar a decis?o da áfrica do Sul, o porta-voz Guo Jiakun disse em uma coletiva de imprensa diária que o princípio de Uma Só China é a base política para a China estabelecer e desenvolver rela??es diplomáticas com outros países, e que é uma norma básica nas rela??es internacionais e um consenso predominante da comunidade internacional.
"Isso também reflete a for?a da parceria de coopera??o estratégica abrangente China-áfrica do Sul na nova era", disse Guo, acrescentando que a China continuará firme com a áfrica do Sul em quest?es relacionadas aos interesses centrais de cada um.