A indústria de maquinário da China manteve um desempenho estável e positivo no primeiro semestre do ano, registrando crescimento constante na produ??o e nas vendas, informou a Federa??o Chinesa da Indústria de Máquinas (CMIF, na sigla em inglês) nesta segunda-feira.
Dados da CMIF mostraram que o valor agregado da indústria de maquinário aumentou 9% em termos anuais nos primeiros seis meses do ano, uma taxa de crescimento 2 pontos percentuais superior à do setor manufatureiro.
No mesmo período, 84 das 122 categorias de produtos mecanicos monitoradas pela federa??o registraram aumento na produ??o.
A produ??o e as vendas de automóveis no primeiro semestre cresceram, respectivamente, 12,5% e 11,4% em compara??o anual, atingindo 15,6 milh?es e 15,7 milh?es de unidades.
Durante o mesmo período, a produ??o de unidades geradoras de energia disparou 60,5% em termos anuais. A produ??o de rob?s industriais cresceu 35,6%, enquanto as vendas acumuladas de escavadeiras chegaram a 121 mil unidades, um aumento anual de 16,8%.
De acordo com Xu Niansha, presidente da CMIF, oportunidades estratégicas e riscos coexistem para o desenvolvimento do setor na segunda metade do ano, com condi??es favoráveis superando os fatores adversos, de modo geral.
Xu projetou que o desempenho econ?mico da indústria de maquinário continuará a manter um crescimento estável no segundo semestre do ano.