O presidente chinês, Xi Jinping, respondeu, em 2022, a uma carta de familiares de sobreviventes do navio Lisbon Maru. Na mensagem, Xi Jinping destacou que o comovente episódio, ocorrido em 1942, no qual pescadores chineses de Zhoushan, na província de Zhejiang, resgataram com coragem prisioneiros de guerra britanicos do navio, é um importante testemunho da luta conjunta da China e do Reino Unido como aliados na Segunda Guerra Mundial contra a invas?o fascista, além de ser uma bela história de amizade profunda entre os povos dos dois países.
Dennis Morley, em vida, foi o último sobrevivente do Lisbon Maru. Seu maior desejo era erguer um monumento em homenagem aos corajosos pescadores chineses. Em dezembro de 2024, o monumento foi concluído em Zhoushan.
Em 20 de maio de 2025, foi realizada, em Zhoushan, a cerim?nia de inaugura??o desse marco, que contou com a participa??o de 18 descendentes de prisioneiros britanicos do naufrágio da embarca??o.
“No Reino Unido, quando se fala sobre a Segunda Guerra Mundial, tudo parece girar em torno do Dia da Vitória na Europa. Raramente, fala-se sobre a guerra ocorrida na ásia e na China”, disse Jean Clements. “Como membro da Associa??o de Memória do Lisbon Maru, uma de nossas responsabilidades é garantir que a história desse episódio nunca seja esquecida. Parte disso é feita por meio da educa??o. Queremos construir um monumento vivo que possa inspirar gera??es e gera??es, para que essa liga??o continue para sempre.”