A China e o Brasil assinaram recentemente no Rio de Janeiro um memorando de entendimento sobre o prolongamento do programa piloto de Patent Prosecution Highway (PPH, em inglês), além de discutir uma proposta de coopera??o bilateral em rela??o a patentes.
Segundo o mecanismo do PPH, os solicitantes dos dois países podem usar o resultado de exame do pedido de patentes em seu próprio país para acelerar o processo de aprova??o de patentes em outro país, reduzindo notavelmente o ciclo de tempo do exame e os custos de solicita??o transnacional das entidades empresariais.
Atualmente, o Brasil já estabeleceu rela??o de parceria com 35 países e regi?es dentro da coopera??o do PPH por meio de acordos bilaterais e participa??o do programa do PPH Global, incluindo Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Europa, Reino Unido e Rússia, entre outros.
Desta vez, o prolongamento do programa PPH China-Brasil aprofundará ainda mais a coopera??o de propriedade intelectual entre os dois países e impulsionará as entidades inovadoras a explorar o mercado internacional.