O Ministério do Petróleo do Ir? negou ontem (15) ter entrado em contatos com companhias petrolíferas norte-americanas para realizar coopera??es.Segundo a informa??o da imprensairaniana Press TV, Seyyed Mehdi Hosseini, chefe do grupo de especialistas responsável pela elabora??o donovo contrato petrolífero, alegou que as reportagens anteriores feitas pela Agência de Notícias Mehr n?o respeitaram o fato.
A agência iraniana Mehrcitou, no dia 4 do mês passado, palavras do vice-ministro do Petróleo iraniano, Abbas She'ri Moqaddam, anunciando que companhias petrolíferasnorte-americanasse encontrariam com oficiais iranianos durante a 20a edi??o da Exposi??o Internacional de Petróleo, Gás, Refino e Petroquímica, em Teer?, para discutir sobre o retorno ao mercado iraniano depois do levantamento das san??es contra o Ir?.
Hosseini esclareceu que o Ir? tem iniciado negocia??es com empresas da Europa e da ásia em rela??o ao investimento no petróleo e gás no Ir?. Até o momento, as negocia??es se limitam ainda no diálogo mantido entre os especialistas, sem envolvernenhum assunto político.
O Ir? anunciou anteriormente que iria publicar o novo contrato petrolífero, que deve oferecermaiores condi??es favoráveisao investimento internacional no setor. No entanto, o governo adiou, por várias vezes, a divulga??o do novo contrato,pois as negocia??es sobre a quest?o nuclear iranianan?o conseguiram um resultado final.