As agências de procuradoria da China investigaram ou processaram mais de 2.163 funcionários por crimes relacionados ao meio ambiente nos últimos 16 meses, anunciaram na ter?a-feira as autoridades.
Os funcionários eram suspeitos de receber subornos ou cometer negligência de dever em quest?es ou acidentes ambientais, disse a porta-voz da Suprema Procuradoria Popular (SPP) da China, Xiao Wei, em uma entrevista coletiva.
Entre janeiro de 2014 e o fim de abril de 2015, os procuradores de todos os níveis prenderam 10.084 e processaram 28.707 pessoas que supostamente prejudicaram o ambiente e os recursos, como polui??o, minera??o ilegal e roubo de madeira, disse Xiao.
A SPP lan?ará uma campanha de dois anos para supervisionar as autoridades de aplica??o da lei no tratamento dos casos de viola??o ambiental e na preven??o de suposta corrup??o ou negligência de dever, acrescentou.
A SPP também se concentrará na luta contra os crimes relacionados ao dever em áreas de importantes projetos de restaura??o ecológica, minera??o de recursos, avalia??o ambiental e tratamento de polui??o, disse a porta-voz.