CHENGDU, China, 16 de outubro (Diário do Povo Online) - Recentemente, o Departamento Cultural do governo provincial de Sichuan, no sudoeste da China, adquiriu 44 "bibliotecas móveis" que objetivam promover a redu??o da pobreza através da aposta na cultura. Segundo se conhece, após solicita??o ativa, o governo central destinou 10,56 milh?es de yuans de fundos especiais para a aquisi??o de vários autocarros-biblioteca móveis para os 44 distritos afetados pela pobreza extrema.
O "biblioteca-móvel" oferece condi??es modernas, estando inclusive equipado com ar condicionado, para garantir o conforto dos leitores. Segundo relatos, cada unidade tem oito prateleiras, com capacidade total para acomodar 1.500 livros, satisfazendo as necessidades de leitura básica dos habitantes em áreas remotas. Devido à facilidade de desloca??o do "biblioteca móvel", os livros podem ser reutilizados por turnos em diferentes áreas.
Este projeto visa a promo??o e revitaliza??o dos recursos das bibliotecas distritais, esta??es culturais e das bibliotecas rurais, impulsionando uma distribui??o de servi?os culturais públicos mais equitativa e eficiente.
Tradu??o: Yin Yongjian
Revis?o: Mauro Marques