NA??ES UNIDAS, 1 de jun (Diário do Povo Online) - A agência da ONU para refugiados, ACNUR, disse que pelo menos 880 pessoas morreram na semana passada enquanto tentavam cruzar o mar Mediterraneo rumo a Europa, disse ontem o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.
Neste sentido, "2016 tem se mostrado particularmente letal para os migrantes e refugiados que usam a rota do Mediterraneo. Até agora, 2.510 pessoas perderam a vida em compara??o com os 1.855 do mesmo período de 2015 e contra os 57 de 2014", disse Dujarric na conferência de imprensa diária.
A rota entre o norte da áfrica e a Itália é consideravelmente mais perigosa que as outras rotas mediterraneas.
"De acordo com relatos n?o confirmados, o recente aumento no número de mortos se deve aos esfor?os dos contrabandistas por maximizar seus lucros antes do início do mês santo do Ramadan na próxima semana", sublinhou.
No domingo, a ACNUR disse que pelo menos 700 migrantes poderiam ter morrido ao tentar cruzar o Mediterraneo e outras centenas est?o desaparecidas depois do naufrágio de embarca??es.
Em uma nota divulgada no domingo, o Fundo das Na??es Unidas para a Infancia (Unicef) disse acreditar que muitos dos migrantes que morreram afogados na semana passada eram adolescentes.
Edi??o: Rafael Lima