Beijing, 24 jun (Xinhua) -- A China elogiou na quinta-feira as declara??es de funcionários russos sobre a quest?o do Mar do Sul da China e as qualificou como uma voz justa da comunidade internacional.
"A posi??o da Rússia reflete a verdadeira situa??o no Mar do Sul da China e a raiz do assunto. A China aprecia isso", disse a porta-voz do Ministério das Rela??es Exteriores da China, Hua Chunying, em coletiva de imprensa.
Hua fez as declara??es depois dos comentários do embaixador russo na China, Andrei Denisov, que atribuiu a tensa situa??o na regi?o do Mar do Sul da China à interferência de outros países.
A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, também disse em uma coletiva de imprensa em 10 de junho que a Rússia acredita que a interven??o de uma parte externa só piorará a situa??o tensa.
Hua declarou que alguns países interferiram por seus próprios interesses e que suas a??es provocaram conflito regional e promoveram a "militariza??o" do Mar do Sul da China.
A porta-voz pediu que os países relacionados respeitem os esfor?os para salvaguardar a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China e desempenhem papéis construtivos neste sentido.