Por Xu Liqun, Ren Yan e Wu Gang, repórteres do Diário do Povo
Foi realizado no dia 26 de junho, na sede do Tribunal Internacional de Justi?a das Na??es Unidas, em Haia, um seminário sobre a arbitragem do Mar do Sul da China e o direito internacional, co-organizado pelo Instituto de Estudos de Fronteira e do Oceano da Universidade de Wuhan, na China, e pelo Centro Grotius para Estudos Legais Internacionais da Universidade Leiden, na Holanda.
Mais de 20 especialistas em áreas como lei, diplomacia, entre outras, provenientes de vários países, como a China, Holanda, EUA, Itália, Reino Unido e índia, discutiram e trocaram opini?es sobre o tema.
Na reuni?o, os especialistas provaram, por meio de dados históricos e de vários angulos, que as ilhas do Mar do Sul da China pertencem à China desde a antiguidade. A China foi o primeiro país a descobrir, nomear e explorar as ilhas do Mar do Sul da China.
A soberania e os direitos concernentes da China no Mar do Sul da China se formaram gradualmente, durante um longo período histórico, e sempre foram legitimados pelo governo chinês.
O governo chinês, ao longo das diversas dinastias da história do país, levou a cabo a administra??o e jurisdi??o das ilhas do Mar do Sul da China e dos mares em seu redor, através do estabelecimento de regi?es administrativas, patrulhas militares, opera??es de resgate marítimo, entre outros.
![]() |