As empresas chinesas que operam no exterior têm feito notável contribui??o para países de acolhimento e desenvolvimento global, de acordo com o Relatório sobre o Desenvolvimento Sustentável de Empresas Chinesas no Exterior, divulgado no dia 30 de setembro pela China em conjunto com o Programa das Na??es Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
As 254 empresas chinesas entrevistadas para o relatório pagaram um total de 31,2 bilh?es de dólares em impostos para o país destino dos seus investimentos, um salto de 62,9% a partir de 2014.
As empresas chinesas têm proporcionado também empregos para 1,23 milh?o de trabalhadores estrangeiros em 2015, de acordo com o relatório.
O relatório também mostrou que metade dessas empresas chinesas conseguiu lucros, enquanto mais de 20% delas terminaram o ano de 2015 com perdas.
Shen Haixiong, alto funcionário da província de Guangdong da China, disse no evento de lan?amento do relatório que as empresas da China encontram grandes oportunidades para atuar globalmente e de se envolver em negócios nos mercados estrangeiros.
Shen disse que nos últimos anos, muitas empresas chinesas fizeram investimentos no exterior e têm alcan?ado a coopera??o de benefício mútuo com os países de acolhimento.