Beijing, 28 nov (Xinhua) -- O presidente da China, Xi Jinping, disse no sábado que a história e o povo recordar?o Fidel Castro, e chamou o líder revolucionário cubano de "uma grande figura dos nossos tempos".
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), fez as declara??es em uma mensagem de condolências a Raúl Castro, primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente do Conselho de Estado e de Ministros de Cuba, logo que Fidel Castro faleceu na noite do dia 25 com 90 anos.
"Em nome do PCCh, do governo e do povo chinês, e em meu próprio nome, expresso as minhas condolências mais profundas pelo falecimento do camarada Fidel Castro e minha mais sincera solidariedade à sua família", disse Xi.
Fidel Castro, fundador do Partido Comunista de Cuba e da causa socialista de Cuba, foi um grande líder do povo cubano, disse Xi, acrescentando que Castro deu contribui??es históricas imortais e dedicou a sua vida à grande causa do povo cubano na luta pela liberta??o nacional, salvaguarda da soberania do Estado e constru??o do socialismo.
O líder cubano falecido também deu contribui??es históricas eternas ao desenvolvimento socialista mundial, indicou Xi.
Fidel Castro dedicou a sua vida também à amizade entre China e Cuba, afirmou o presidente chinês.
Xi disse também que a rela??o sino-cubana tem aproveitado de um grande desenvolvimento desde que os dois países estabeleceram as rela??es diplomáticas há 56 anos gra?as ao interesse e os esfor?os incansáveis de Fidel Castro.
"O falecimento de Fidel Castro faz o povo chinês perder um camarada íntimo e um amigo sincero. Sua imagem gloriosa e grande êxitos ser?o recordados pela história", disse Xi.
"O grande camarada Fidel Castro será recordado para sempre", expressou o presidente chinês.