BEIJING, 1 de abr (Diário do Povo Online) - Li Keqiang se encontra com o presidente sérvio, Tomislav Nikolic, em Beijing.
O primeiro-ministro Li Keqiang apelou na sexta-feira a uma maior coopera??o com a Sérvia no enquadramento da iniciativa de coopera??o 16+1 rumo ao desenvolvimento sustentável e benefício mútuo.
Li pronunciou-se a esse respeito após se encontrar com o presidente Nikolic no Grande Sal?o do Povo, na capital chinesa.
A iniciativa “16+1” refere-se à China e aos 16 países da Europa central e do leste.
Li referiu que o comércio e investimento entre a China e a Sérvia aumentaram rapidamente, sendo que a coopera??o bilateral na capacidade de produ??o e constru??o de infraestruturas continuou a registar sucessos contínuos.
Li encorajou ambas as partes a explorar o potencial de coopera??o, fazendo uso total das vantagens do mecanismo 16+1, forjando projetos de coopera??o sob os princípios de mercado, com vista a atingir o desenvolvimento sustentável na base do benefício mútuo.
Ambos os países devem continuar a promo??o da ferrovia Sérvia-Hungria e tornar o projeto um exemplo da coopera??o sino-servia, disse Li.
Finan?as, alfandega, cultura, turismo e intercambio interpessoal foram outras áreas destacadas pelo primeiro-ministro chinês para o aprofundamento da coopera??o.
Nikolic, por seu turno, disse que a Sérvia fora o primeiro país da Europa Central e de Leste a estabelecer uma parceria estratégica integral com a China.
A Sérvia está pronta a expandir a coopera??o com a China e dar as boas-vindas a empresas que queiram investir no país, salientou.
O presidente sérvio apelou à coopera??o em mais projetos nos domínios da constru??o de infraestruturas e na capacidade de produ??o, expans?o do comércio de produtos agrícolas e explora??o de oportunidades em mercados terceiros.
Já na sexta-feira, o presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), Zhang Dejiang, se havia encontrado com o presidente sérvio, tendo este último destacado a importancia em desenvolver rela??es com o parlamento sérvio.
![]() |