Hefei, 15 mai (Xinhua) -- O primeiro laboratório nacional chinês para tecnologia de inteligência artificial (IA) semelhante ao cérebro foi inaugurado neste sábado em Hefei, capital da Província de Anhui, leste do país, para reunir os melhores talentos de pesquisa do país e impulsionar a tecnologia.
Aprovado pela Comiss?o Nacional de Desenvolvimento e Reforma em janeiro, o laboratório, com sede na Universidade de Ciência e Tecnologia da China (UCTC), tem o objetivo de desenvolver um paradigma informático e aplica??es parecida como cérebro.
A universidade, conhecida por seu papel de lideran?a no desenvolvimento da tecnologia de comunica??o quantica, hospeda o laboratório nacional em colabora??o com alguns dos principais organismos de pesquisa do país, como a Universidade Fudan, Instituto de Automa??o de Shenyang da Academia Chinesa de Ciências, bem como Baidu, operador oo maior motor de busca online no país.
Wan Lijun, presidente do UCTC e presidente do laboratório nacional, disse que a capacidade de imitar a habilidade do cérebro humano na triagem de informa??es ajudará a construir um paradigma completo no desenvolvimento de tecnologia de IA.
O laboratório realizará pesquisas para orientar a aprendizagem de máquinas, como reconhecer mensagens e usar redes neurais visuais para resolver problemas. Também se concentrará no desenvolvimento de novas aplica??es com avan?os tecnológicos.